Conecta News
Conecta News
Reuniões trataram de investimentos em pesquisa, bioeconomia e tecnologia, com foco em ampliar a inovação no estado de Mato Grosso.
Nesta quarta-feira (09/04), a Consultoria Conecta esteve em Brasília para acompanhar de perto e articular os avanços nas políticas nacionais de fomento à inovação. A agenda reuniu lideranças políticas, empresariais e institucionais para debater estratégias e políticas públicas voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Durante a programação, representantes da Conecta participaram de encontro com o presidente da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Celso Pansera; o presidente da FIEMT, Silvio Rangel; o senador Wellington Fagundes; a deputada Janaina Riva; e o diretor regional do SENAI MT, Carlos Braguini.
A pauta teve como foco o fortalecimento da infraestrutura de inovação em Mato Grosso, com destaque para a implantação do TecParque, em Cuiabá — um centro de Inovação e Tecnologia com foco no setor agroindustrial.
Outro ponto importante foi a possibilidade de participação de cooperativas em editais de subvenção econômica, que permitem o uso de recursos públicos não reembolsáveis, dividindo custos e riscos em atividades inovadoras.
Destaques da agenda nacional:
Retomada do FINEP Inovacred: linha de crédito para projetos empresariais de inovação.
Acréscimo de R$ 22 bilhões no orçamento do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Editais estratégicos abertos da FINEP, com foco em pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico.
Subvenção econômica para a criação e ampliação de Centros de PD&I no Brasil. A iniciativa integra a Nova Indústria Brasil (NIB), com foco em seis pilares temáticos:
Indústria agroalimentar sustentável e de baixa emissão de carbono
Complexo econômico-industrial da saúde
Infraestrutura, mobilidade, saneamento e moradia sustentáveis
Transformação digital da indústria
Tecnologias para defesa e setor espacial
Bioeconomia e transição energética
Empresas interessadas podem submeter propostas até 30 de junho, com acesso a crédito, subvenção econômica e investimentos não reembolsáveis.
Com R$ 100 milhões em recursos não reembolsáveis, o edital é voltado a empresas com sede ou filial na Amazônia Legal e foca em três áreas:
Bioeconomia baseada na biodiversidade amazônica
Comunidades resilientes e sustentáveis
Desenvolvimento territorial da Amazônia
A presença da Conecta nessa agenda estratégica reforça nosso compromisso em aproximar o setor produtivo das políticas públicas e oportunidades reais de financiamento à inovação.
Se sua empresa ou Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) tem um projeto inovador, este é o momento de captar recursos.
A Consultoria Conecta oferece apoio completo no planejamento e acesso a essas oportunidades de financiamento e subvenção econômica.
Notícia relacionada: Mato Grosso fortalece competitividade industrial com investimentos em infraestrutura e inovação
Marina Camargo
Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@consultoriaconecta.com.br